<< PÁGINA PRINCIPAL >>

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>    

Homeopatia

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>    

Homeopatia Veterinária Não Existe

O fato de profissionais veterinários estarem sendo reconhecidos como especialistas em homeopatia, é um forte indício de que apesar de toda a crise sócio-econômica e política que estamos vivendo há alguns anos, existe quem acredite que vale a pena investir no conhecimento e no trabalho em busca de um novo momento onde diversos aspectos de nossa vida, qualidade da saúde, do meio ambiente e das relações sociais, da economia, tecnologia e política serão resgatados.

A homeopatia em nosso país vem sendo desenvolvida, na veterinária há pelo menos 20 anos, com o reconhecimento de criadores de pequenos e grandes animais, num trabalho que conta com o esforço único e exclusivo desses profissionais, sem qualquer apoio de entidades, quer seja da iniciativa pública ou privada. Apesar da homeopatia ser um fato em quase todos os níveis na medicina, na veterinária ainda é tratada algumas vezes de forma casual e grotesca. E nas instituições de ensino não lhe é dado o merecido crédito e importância.

Ao longo desses anos podemos nos conscientizar da importância sócio-econômica que temos como homeopatas na introdução de uma alternativa para o tratamento de animais cujo produto é introduzido diariamente na alimentação de nossa população. Nossa intervenção com a homeopatia, mais a orientação nutricional e de manejo permite uma boa produtividade aliada a não intoxicação do animal e de seu produto, além do baixo custo da medicação. Por outro lado, anabolizantes, antibióticos, quimioterápicos e carrapaticidas das mais diversas bases são largamente utilizados em nossos rebanhos, e além de terem custo elevado, colocam em risco a nossa vida quando nos alimentamos do leite, da carne desses animais, da vida de quem os manipula e do solo que acaba sendo o seu depósito final.

A raiz filosófica da homeopatia remonta aos ensinamentos de Paracelso e Hipócrates, mas o sistema terapêutico formal foi criado no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Somos homeopatas, acreditamos realizamos uma medicina energética e vitalista. Para entendermos cientificamente o termo “medicina energética” devemos nos concentrar nos conceitos de Flutuação, Fluxo, Vibração, Ritmo, Ressonância, inteiramente compatíveis com a moderna concepção sistêmica do organismo. Não devemos considerar que o conceito “energia sutil ou vital” se refira a substância adjacentes, mas sim, a metáforas que descrevem os padrões dinâmicos de auto-organização. A energia vital da forma e existência a tudo que vive, é o motor da vida. Anima dinâmicamente o “organismo material ”mantendo-o em admirável harmonia de sensações e funções, de maneira que o ser possa dispor deste instrumento livre e são para alcançar sua “meta biológica”. O desequilíbrio se expressa na enfermidade a partir de sintomas mentais, gerais e orgânicos consecutivamente.

Se nos ocuparmos com as alterações anátomo-fisiológicas de nossos pacientes ou ainda com as características de seu intelecto, deveríamos estabelecer rígidas diferenças entre o homem e o resto dos seres vivos. Como homeopatas nos ocupamos da força vital e das alterações do seu dinamismo expressas por sensações e funções e finalmente alterações orgânicas. A homeopatia veterinária não existe, ela é única e universal. É a aplicação dos princípios e da técnica homeopática em seres que ocupam uma distinta situação na escala biológica.

Toda diferença possível consiste em compreender qual é a verdadeira natureza do paciente e ajudá-lo a ser o que deve ser: o gato será um gato, o boi um boi, a cabra uma cabra, o cão um cão, o homem uma pessoa humana destinado como disse Kent, ilustre homeopata americano, "por sensações que assegurem a felicidade, por ações que elevem sua dignidade, por conhecimentos que levem o universo a reconciliar-se com o grande espírito que adora os habitantes de todos os sistemas solares ".

Sérgio Moreira
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>   

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>   

<< PÁGINA PRINCIPAL >>

 

Free Web Hosting