Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check

<< PÁGINA PRINCIPAL >>

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>    

Ecologia

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>    

Proibido Para Maiores

Para uma super população, um super consumo. Param um super consumo a utilização de produtos descartáveis é inevitável, o que também aumenta a utilização de recursos naturais.

E aí, onde esconder todo esse lixo (plásticos, papelão, vidros e outros)? Neste planeta não há mais lugar para tanta coisa que se joga fora! Então, fique esperto!

Mas... o que é lixo? É tudo que a gente joga fora, tudo que "não serve mais", é o resto... 

Lixo no Brasil - O desperdício:
O Brasil produz aproximadamente 100 mil toneladas de lixo por dia. Imagine uma fila de caminhões de lixo de 5 toneladas de capacidade, ocupando uma distância equivalente a 10 Pontes Rio - Niterói... Cada brasileiro produz gera, em média, 500 gramas de lixo diariamente, podendo chegar até a mais de 1 kg, dependendo do poder aquisitivo e local em que mora. Em algumas cidades brasileiras quase a metade do lixo não é coletado e sim atirado de qualquer maneira nas ruas, em terrenos baldios, em rios, lagos, no mar etc.

Tempo estimado de decomposição dos materiais que são despejados em rios, lagoas e oceanos:
- Papel e papelão: 3 a 6 meses;
- Tecidos de fibras naturais(Panos): 6 meses a 1 ano; 
- Plásticos em geral: alguns levam até 500 anos, outros não se "desmancham".
- Madeira Pintada: cerca de 13 anos;
- Vidro: 1 milhão de anos;
- Chiclete: 5 anos;
- Borracha: indeterminado.

Cerca de 35% do material do lixo coletado poderiam ser reciclados ou reutilizados e outros 35% transformados em adubo orgânico. Do que é coletado, apenas uma pequena parte é destinada adequadamente em aterros sanitários; o resto, é depositado sem tratamento, em "Lixões".

Caminhos do lixo: O que você vê e o que você não vê:
Pense no que acontece com o lixo que produzimos em casa. Normalmente ele é colocado em sacos plásticos e fechado. Quem vive em casas põe o saco de lixo na calçada, no dia da coleta; quem vive em prédios, coloca na lixeira, para ser juntado aos sacos dos outros apartamentos; daí sim é que vai parar na calçada, em latões especiais, que serão esvaziados pelo pessoal da limpeza pública. E depois, o que acontece?

Composição do lixo na cidade do Rio de Janeiro em 1998:
- Matéria orgânica: 40,92%
- Papelão: 5,39%
- Plásticos: 16,78%
- Vidro: 3,67%
- Metais: 2,75%
- Papel: 16,82%
- Pó e outros: 13,67%
(FONTE: COMLURB – setembro/1998)

Reduzir, Reutilizar, Reciclar:
Reduzir – o mais difícil? Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso importante e permanente. Como cada pessoa produz cerca de 180 quilos de lixo num ano, é fácil perceber que diminuir o desperdício depende muito da atitude de cada um de nós.

O que se pode fazer já:
Evite carregar embalagens tipo caixinha - dentro - de - um - saquinho - dentro - da - sacola - dentro - de - sacolão. Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta à toa, abra e feche várias vezes, é melhor do que deixar a água correr sem necessidade. Desligue a tv se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém. Ponha no prato só o que você vai comer. A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Se você separar antes os materiais que podem ser reciclados a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor. Experimente.

Reciclagem – uma alternativa
Todo o material descartado e que se transforma no lixo das cidades, em grande parte, deve ser retirado da "corrente" para ser recuperado como matéria prima, podendo assim ser reutilizado na fabricação de um novo produto. Isto é a RECICLAGEM.

Principais Aspectos da Reciclagem
Reciclar é aproveitar o material de que foi feito um objeto, uma embalagem ou qualquer coisa fabricada e que já tenha sido usada. Dessa maneira evita-se que o material acabe no lixo. Muita coisa se joga "fora", o que é um grande desperdício. Você já parou para pensar que "jogar fora" significa jogar aqui mesmo no nosso planeta, quase sempre em lugares errados, sujando as águas, o solo e destruindo os lugares mais maneiros. Por isso, a reciclagem é um grande caminho para a solução do problema. Isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo que se produz nas cidades.

Símbolos que facilitam a reciclagem
Fique de olho nesses símbolos. Eles identificam os materiais recicláveis mais comuns, o que facilita o encaminhamento para a reciclagem após o uso. Procure-os nas embalagens. Você também pode separar os recicláveis do seu lixo utilizando cores diferentes para cada recipiente:
- papel - azul 
- vidro - verde
- metal - amarelo
- plástico – vermelho
Investigue se há quem receba ou colete materiais para a reciclagem perto de onde você mora. Eles podem ser: catadores, ferros-velhos (geralmente ele só pegam grandes quantidades de material) ou a própria prefeitura de sua cidade.

Fonte: Pagina Recicloteca da Eco-Marapendi
Tel.: (21) 2556-4440 ou 2265-8446  ( Rio de Janeiro - Brasil )
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>   

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>   

<< PÁGINA PRINCIPAL >>